ESCOLA DE ECOCARDIOGRAFIA DA BAHIA



Sobre a Escola

A Escola de Ecocardiografia da Bahia foi fundada em 2013 pelo Prof. Dr. André L C Almeida e Dr. Thyago Monteiro do Espírito Santo.


O propósito da Escola é a busca da excelência na avaliação diagnóstica das patologias cardíacas, através das várias modalidades oferecidas pela ecocardiografia.

Além disso, buscamos proporcionar uma educação médica continuada de qualidade na área da ecocardiografia.

Para isso, a Escola de Ecocardiografia da Bahia oferece o "Curso de Especialização em Ecocardiografia", com duração de dois (02) anos, no formato de Residência Médica em Ecocardiografia.

Oferece ainda "Cursos intensivos de curta duração": Duplex scan de carótidas e vertebrais, Ecocardiograma Transesofágico, Cardipatias congênitas para o ecocardiografista de adultos, Aspectos técnicos e aplicabilidade clínica do STRAIN, Ecocardiografia fetal, etc. 

As atividades da Escola de Ecocardiografia da Bahia são desenvolvidas no serviço de Ecocardiografia do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA) da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana e em clínicas conveniadas. São realizados exames em pacientes ambulatoriais, internados nas enfermarias no hospital, na emergência, na UTI, na sala de hemodinâmica e no centro cirúrgico.
 
Além do ecocardiograma transtorácico, são realizados o eco transesofágico, ecocardiograma sob stress com dobutamina ou com esforço físico, além de Duplex scan de carótidas e vertebrais.

A coordenação da Escola de Ecocardiografia da Bahia está a cargo do Prof. Dr. André L C Almeida.

Fazem parte do corpo de médicos assistentes da Escola: Dr. Thyago Monteiro do Espírito Santo, Dr. Vinícius Guedes Rios, Dra. Viviane Almeida Silva, Dr. Bruno Leite, Dra. Mariana Falcão, Dr. Carlos Alberto Brandão, Dr. Matheus Pamponet Freitas e Dra Cecília Lopes Viana Santos.