INFORMAÇÕES DETALHADAS

Informações

• A duração do Curso de Especialização em Ecocardiografia da Escola de Ecocardiografia da Bahia - Dr André Almeida é de dois (02) anos, seguindo as orientações da Matriz de Competências da Ecocardiografia no Brasil, documento oficial do DIC.

• Segundo o DIC, esta Matriz de Competências será utilizada para:

1) Orientar e padronizar os programas de formação em Ecocardiografia a nível nacional, sejam Programas de Residência Médica, ou Programas de Especialização;

2) Nortear as regras para obtenção do Certificado de Atuação em Ecocardiografia, a ser conferido pela Associação Médica Brasileira, mediante prova junto ao Departamento de Imagem Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma vez concluído o programa de formação.

(Vide site: http://departamentos.cardiol.br/dic/20181204-comunicado-matriz-de-competencias-aprovada.asp.)

• Após este período de dois anos de treinamento, o aluno estará apto à realização de ecocardiograma transtorácico e transesofágico em adultos.

Atividades práticas

• As atividades práticas da formação do aluno serão divididas em etapas, sendo que a duração total do treinamento será de dois anos:

• a) No primeiro ano os alunos receberão treinamento em ecocardiografia transtorácica.

• b) A partir do primeiro semestre do 2º ano, os alunos continuarão realizando os exames transtorácicos e começarão o treinamento em ecocardiografia transesofágica.  Este treinamento perdurará até o final do 2º ano.

Atividades teóricas

• As atividades teóricas serão desenvolvidas durante os dois anos do curso e consistirão de:

• a) Seminários nos grandes temas da ecocardiografia, a serem apresentados  pelos alunos em treinamento. Estes seminários ocorrerão uma vez por semana, em dia fixo a ser estipulado pela coordenação.

• b) Sessões para apresentação e discussão de casos interessantes observados durante o transcorrer da rotina do serviço. Estas sessões ocorrerão uma vez por semana, em dia a ser estipulado pela coordenação.

• c) Participação nas reuniões e linhas de pesquisa desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa em Cardiologia coordenado pelo Dr. André Almeida (Opcional).

Publicação e certificados

• Durante todo o período do curso os alunos serão estimulados para publicação em revista médica especializada e indexada, versando sobre algum tema ligado a ecocardiografia.

• Os certificados serão fornecidos aos alunos que completarem, durante os dois anos, todas as etapas do curso e tenham ao menos um trabalho publicado ou encaminhado para publicação em revista médica especializada e indexada.

Início das atividades

• As atividades terão início no dia: 11/03/2024